10 melhores livros sobre vendas e gestão comercial

Salve salve gestores de vendas e vendedores. Como vocês estão?

Todo mundo sabe da importância do auto desenvolvimento constante em vendas, por isso eu trouxe nesse artigo 10 livros para você ler em 2021.

Então, vamos começar:

1. Vendas: Fundamentos e Novas Praticas de Gestão, de Charles M Futrell

Vender é legal, mas você já parou pra analisar de forma profunda a relação entre as vendas e o seu planejamento estratégico? Se não, então esse é uma excelente sugestão de livro para começar. Aqui você vai aprender muito mais do que técnicas de vendas e relacionamento, vai entender como criar sua carreira de vendas, desde a profissão em si como questões legais e éticas até gerenciamento de tempo e contratação de novos vendedores.

2. Agile Selling, de Jill Konrath

Viver no século 21 não é mole não. Tudo está em constante mudança e atualização. Portanto, isso não é diferente para o mundo das vendas. Por isso, Jill Konrath escreveu o livro Agile Selling. Nesse livro ele ensina os vendedores e gestores a como terem uma mente ágil e adaptativa as mudanças constantes do mercado. Dessa forma, você nunca ficará obsoleto no mundo das vendas.

3. O Cérebro Consumista, de Dr A. K. Pradeep

Imagine entender a mente humana a ponto de conseguir vender para alguém antes mesmo dela tomar consciência disso. Pois é, isso é possível. Você sabia que 95% das nossas decisões são tomadas pelo nosso subconsciente? Portanto, aqueles que conseguem entender como o cérebro humano com certeza tem vantagens na hora de vender um produto. Esse livro vai te mostrar como a mente humana funciona a fundo e como você pode achar atalhos para os desejos mais primitivos dos seus clientes.

4. A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom

Esse é outro livro fantástico pra quem busca conhecer a ciência das vendas a fundo. Além disso, também explica como grandes marcas são criadas e como você também pode criar a sua. Você vai entender como grandes empresas como Coca-Cola, Mc Donalds entre outras grandes companhias conseguem se tornar quase uma religião mundial de consumo.

5. As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

Você provavelmente já ouviu falar do termo  “Gatilho de vendas”. Se não ouviu, então eu vou explicar para você:

“Gatilho de venda é uma frase que ao ser dita envoca um sentimento no consumidor que leva-o a comprar um produto ou serviço.”

Acho que essa seria a definição mais simplista do termo. Quem nunca passou pela situação de ir comprar alguma coisa e ouvir que a promoção dura somente 24 horas (gatilho de urgência) ou que só existem mais 3 produtos disponíveis no estoque (gatilho de escassez).

Bom é exatamente sobre o que esse livro fantástico fala. Você vai aprender sobre os 6 principais gatilhos e armas para aumentar o seu poder de persuasão durante uma negociação.

6. Contágio: Por que as coisas pegam, de Jonah Berger

O que torna as coisas populares? Se você respondeu propaganda, pense de novo. As pessoas não dão mais tanta importância aos anúncios, elas escutam opiniões.Mas por que as pessoas falam mais sobre certos produtos e ideias que outros? Por que algumas histórias e boatos são mais infecciosos? E o que faz um conteúdo online tornar-se viral? Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton, passou a última década respondendo essas perguntas.

Link para adquirir o livro na Amazon

7.  (endossado pelo Philip Kotler!)

A proposta deste livro é refletir sobre o contexto da era da informação analisando a influência de algumas das principais idéias do management da atualidade no ambiente de vendas. O autor mostra que a venda é uma atividade que precisa ser realizada de forma estratégica e não como técnica devendo estar completamente integrada ao planejamento e à estratégia do negócio.

8. Negociação Total, de Jose Augusto Wanderley

O autor discorre de forma sistemática sobre os principais aspectos para uma negociação bem-sucedida, destacando a importância das habilidades e dos relacionamentos necessários ao bom negociador, além de propor práticas para o seu autodesenvolvimento.

9. Hipercrescimento, de Aaron Ross

Nunca foi tão fácil promover o crescimento de uma empresa. Assim Aaron Ross e Jason Lemkin iniciam este livro, cuja proposta principal é mostrar como um negócio pode sair da estagnação e ter um crescimento exponencial – até 10 vezes mais!

10. Venda à mente, não ao cliente, Jürgen Klaric

A neurociência ensinando como vender melhorNão sabemos porque compramos. O consumidor adquire de forma inconsciente 85% de tudo o que compra.Com Venda à mente, não ao cliente, você vai descobrir como conseguir que os consumidores escolham seu produto ou serviço sem fazer grande esforço.