12 regras que todo vendedor deveria saber

1. Estabeleça e mantenha uma atitude positiva:

Ser positivo deve não só ser uma regra de vendas, mas como uma regra para sua vida. Acreditar que as coisas darão certo realmente aumentam suas chances das coisas darem certo. Não só porque sua atitude perante aos desafios será mais otimista, mas também porque outras pessoas serão cativadas pelo seu otimismo e podem te ajudar a resolver seu problema junto com você.

2. Acredite em você:

Se você não acreditar em você, quem vai acreditar? Como você pretende convencer alguém a comprar algo se você mesmo não acredita no seu produto? Antes do seu cliente comprar o seu produto ele compra você, então acredite em você mesmo, reconheça sua história e quantas coisas você já aprendeu com seus erros durante a sua jornada pela vida. Enquanto você estiver buscando evolução constante você já é o bastante, lembre-se disso.

3. Estabeleça metas e alcance-as. Trace um plano:

Ter uma meta e um plano é o motivo para acordar de manhã. Assim, toda vez que você tiver que você ouvir um desaforo de um cliente você deve pensar: “ganhar essa discussão não faz parte do meu plano nem da minha meta, devo me concentrar em fechar essa venda para atingir meu sonho”. O seu sonho pode ser um ou vários, como fazer uma faculdade, comprar uma casa, um carro, viajar, comprar um sítio e se isolar do mundo. Seja lá ele qual for, tenha um.

4. Aprenda e execute os fundamentos de vendas:

Você nunca sabe o bastante sobre vendas. As pessoas e o mercado estão constantemente em evolução, portanto busque sempre evolução constante com livros, palestras, lives e todo o material que você puder conhecer. Além disso, isso te tornará uma pessoa muito mais interessante de se conversar e abrirá mais portas de vendas.

5. Entenda o cliente e suas necessidades:

Se interessar de forma legítima pela história das pessoas é um sinal de uma pessoa com talento para vendas. Escute de forma ativa o que as pessoas tem a dizer e procure saber quais as maiores dificuldades que eles passaram e passam hoje, quem sabe você pode ajudar pessoas como ela com seu produto?

6. Venda para ajudar:

Se você vende em busca da sua comissão estará sempre correndo atrás das pessoas, mas se você vender para ajudar as pessoas, então elas correrão atrás de você. Pense nisso.

7. Estabeleça relações duradouras:

Se você se tornar amigo do seu cliente então ele certamente comprará de você. Quem nunca recebeu uma recomendação de um amigo e logo em seguida ficou morrendo de vontade de comprar algo? Portanto, busque sempre relações duradouras de amizade e confiança que com certeza grandes vendas virão.

8. Acredite em sua empresa e produto:

A menos que você seja um excelente mentiroso (o que não é um elogio), você deve sim acreditar na sua empresa e no seu produto, pois se não seu cliente vai perceber que você está tentando vender algo para ele que você não compraria e não usaria. Tente sempre enxergar os pontos positivos da sua empresa e não se prenda aos benefícios do seu concorrente, mas sim no que você pode fazer pelo seu cliente.

9. Prepare-se:

Antes de vender esteja ansioso, pense no excelente dia que você terá de prospecções e vendas, em quantas novas pessoas vai conhecer e se conectar. Se sua mente não estiver preparada para vender, então você não terá sucesso. Esteja sempre preparado, pense em frases para iniciar suas vendas e ande sempre preparado com seus materiais de venda. Seu preparo criativo determinará seu resultado.

10. Selecione o comprador:

Falar com o tomador de decisão é importantíssimo para você não perder tempo, portanto certifique-se que a pessoa que você está falando realmente toma a decisão de compra ou é um forte influenciador na decisão de compra. Caso contrário você está gastando sua munição a toa.

11. Chegue pontualmente para a visita:

Se atrasar diz para o seu cliente que você não respeita o tempo dele e se você não respeita o tempo dele com certeza não respeita o dinheiro dele. Claro que isso não é verdade, mas é essa sensação que você passa quando você se atrasa para um compromisso. Se for se atrasar avise com antecedência caso aconteça algum imprevisto.

12. Tenha uma aparência profissional:

Você é a primeira compra do seu cliente, então esteja sempre com uma boa aparência, boa postura, escove os dentes e invista em um bom perfume. Se ele gostar de você com certeza as chances dele te comprar serão maiores. Lembre-se que você é um reflexo direto do seu produto e da sua empresa.