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Sum√°rio

8 Melhores Formas de Criar uma Lista de E-mail Marketing do Zero

Aluísio Alves

Aluísio Alves

Salve salve pessoal do CRM People ūüėČ. Sem d√ļvida alguma, o e-mail √© uma das ferramentas mais importantes de comunica√ß√£o no mundo corporativo e na sociedade em geral.

 

Ele nos permite trocar mensagens com pessoas do mundo inteiro, de maneira fácil e rápida, sem precisar que façamos uma carta manuscrita, ou mesmo à escrevemos por uma máquina de escrever, a mandemos para o correio físico, esperando vários dias ou até meses para receber uma resposta, como nos tempos antigos.

 

Hoje, com o aumento da complexidade cada vez maior das rela√ß√Ķes sociais, o tempo √© quest√£o crucial para definir se uma intera√ß√£o sua com o lead ser√° proveitosa ou n√£o. Dados coletados pela Constant Contact mostram que 2 bilh√Ķes de e-mails s√£o enviados diariamente!

 

Nesse mundo de oportunidades, √© comum que os gestores ou funcion√°rios fiquem perdidos em como fazer uma lista de e-mail marketing. Nesse artigo, falaremos de como voc√™ pode criar uma lista de e-mail marketing do zero seguindo 8 estrat√©gias, e uma b√īnus. Uma excelente leitura para voc√™!

 

Introdução

 

O termo constru√ß√£o de lista de e-mails refere-se ao processo de recolha de endere√ßos de e-mail dos visitantes ou utilizadores de um website. Isso √© feito de forma a aumentar a base de dados de assinantes e a capacitar futuras comunica√ß√Ķes comerciais com clientes potenciais ou j√° existentes.

 

Para os profissionais de marketing, a constru√ß√£o de listas de e-mail marketing √© uma estrat√©gia essencial. As estat√≠sticas mostram que 59% dos consumidores declaram que os e-mails de marketing influenciam positivamente ou negativamente as suas decis√Ķes de compra. 80% dos profissionais de marketing atestam que o marketing por e-mail aumenta a reten√ß√£o de clientes.

 

Qual a import√Ęncia do e-mail marketing

 

N√£o importa o tamanho do neg√≥cio, as perspectivas numa lista de e-mail podem revelar-se vitais para moldar o sucesso das suas campanhas de marketing. M√©tricas de desempenho f√°ceis de seguir, tais como taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques e taxa de convers√£o, transmitem informa√ß√£o √ļtil aos vendedores, sobre o que eles est√£o acertando, e o que precisa ser ajustado.

 

Para cada R$5 gasto em e-mail marketing, o retorno m√©dio esperado √© de R$42, de acordo com a DMA Marketer Email Trader. Em compara√ß√£o, a publicidade ‚Äúpay per click‚ÄĚ (em portugu√™s pagamento por clique) rende R$11 para cada R$5 gasto.

 

8 Melhores Formas de Criar uma Lista de E-mail Marketing do Zero

 

Existem formas rápidas e eficazes de começar a construir a sua lista de e-mails que vão além dos formulários tradicionais de registro de e-mail. Alguns métodos incluem:

 

  1. Atualiza√ß√Ķes de conte√ļdo atrativos;
  2. Pop-ups de intenção de saída;
  3. Conte√ļdo total ou parcialmente fechado;
  4. Clicar em p√°ginas;
  5. Programas de lealdade e referência;
  6. Descontos e ofertas;
  7. Notifica√ß√Ķes exclusivas;
  8. Meios de comunicação social

 

Para a maioria das empresas, os websites s√£o onde come√ßa a constru√ß√£o de listas de e-mail: desde formul√°rios opt-in est√°ticos incorporados; pop-ups din√Ęmicos e sobreposi√ß√Ķes, at√© p√°ginas espec√≠ficas de captura de leads.

 

Utilizar Formulários de Inscrição Incorporados

Os formul√°rios de inscri√ß√£o incorporados s√£o talvez a mais tradicional das estrat√©gias para atingir os assinantes de e-mail. Os formul√°rios incorporados est√°ticos devem ser colocados em p√°ginas de alto tr√°fego em √°reas vis√≠veis, tais como cabe√ßalhos, rodap√©s, barras laterais e ‚Äúsplash pages‚ÄĚ (p√°ginas de abertura, em portugu√™s). Por exemplo, se voc√™ tiver um blog de alto tr√°fego colocando um formul√°rio de inscri√ß√£o, pode ser uma r√°pida vit√≥ria.

 

O benef√≠cio de um formul√°rio de inscri√ß√£o incorporado √© que ele n√£o √© intrusivo. Eles servem como um humilde lembrete para o visitante de que eles t√™m a op√ß√£o de se inscrever e nada mais. √Č por isso que eles s√£o melhor utilizados com as estrat√©gias mais proativas e din√Ęmicas de constru√ß√£o de listas que iremos falar abaixo.

 

Se a ‚Äúlanding page‚ÄĚ (p√°gina de um site com foco em convers√£o) satisfaz as necessidades do utilizador, ajuda-o com um problema, ou fornece uma solu√ß√£o para ele, ele ter√° uma impress√£o positiva da sua marca e poder√° querer ouvir mais do seu produto ou servi√ßo.¬†

 

Assim, eles podem estar mais dispostos a juntar-se à sua lista de e-mails e introduzir o seu endereço de e-mail se um formulário de registro estiver presente. 

 

Implemente Pop-ups e sobreposi√ß√Ķes

Voc√™ precisa ter cuidado com o uso de pop-ups e considerar as diretrizes de an√ļncios do Google. Se n√£o o fizer, correr√° o risco de sofrer uma penaliza√ß√£o. As diretrizes estabelecem o uso ‚Äúcorreto‚ÄĚ de pop-ups do ponto de vista do Google. Os pontos principais s√£o:

 

  1. N√£o mostre um pop-up que cubra o conte√ļdo principal logo ap√≥s um utilizador ter entrado na p√°gina a partir da pesquisa, ou enquanto ele estiver percorrendo a p√°gina;
  2. N√£o mostre uma p√°gina intersticial (p√°gina da web exibida antes ou depois de uma p√°gina do conte√ļdo esperado) que o utilizador precisa fechar antes de acessar o conte√ļdo;

 

O Google declarou, no entanto, que a penalização não teria impacto sobre estes tipos de páginas intersticiais quando esses fossem utilizados corretamente. Alguns exemplos de utilização correta estão abaixo:

 

  1. Páginas intersticiais que precisam aparecer devido a uma obrigação legal. Por exemplo, o uso de cookies para a verificação da idade;
  2. Requisitos de login em sites onde o conte√ļdo n√£o √© publicamente index√°vel. Por exemplo, conte√ļdo com acesso pago;
  3. Banners que são considerados utilizadores de uma quantidade razoável de espaço na tela e que podem ser facilmente descartados;

Agora que sabe o que N√ÉO deve fazer ao implementar pop-ups no seu website, vamos olhar para alguns dos tipos mais comuns de pop-ups e sobreposi√ß√Ķes utilizadas pelas empresas de com√©rcio eletr√īnico para construir de uma forma eficaz uma lista de e-mails.

 

Pop-ups de boas-vindas!

 

Os pop-ups de boas vindas são usados para receber os visitantes do site na sua maioria dentro dos primeiros 15 segundos que se instalam na landing page. Uma forte chamada para ação é crucial para um pop-up de boas-vindas, para que não seja descartado como perturbador.

 

As melhores práticas incluem oferecer um desconto, uma notificação de vendas, dizer-lhes mais sobre os seus produtos ou serviços, ou alguma outra forma de troca de valor para o endereço de e-mail do visitante. 

 

Para diminuir a intrus√£o, os pop-ups de boas vindas devem ser mantidos t√£o simples quanto poss√≠vel. A maioria apresenta um √ļnico campo pedindo aos utilizadores para introduzirem o seu endere√ßo de e-mail. Formul√°rios complicados com v√°rios campos s√£o menos suscet√≠veis de serem convertidos. O tempo √© fundamental aqui e ser√° importante para voc√™ encontrar um tempo espec√≠fico para a p√°gina em que est√° implementando este pop-up. Para encontrar o melhor tempo para implementar um pop-up de boas-vindas, pode usar o Google Analytics para encontrar o tempo m√©dio que um utilizador gasta nessas p√°ginas.

 

Se estiver fazendo isso na p√°gina inicial ‚Äď uma p√°gina que os visitantes devem deixar muito rapidamente quando navegarem mais profundamente no seu website ‚Äď talvez queira apresent√°-la imediatamente. No entanto, se o seu novo visitante acessar diretamente uma p√°gina de listagem de produtos, onde se pretende que ele permane√ßa mais tempo, pode configurar o pop-up de boas-vindas para aparecer ap√≥s 7 segundos ou depois de terem percorrido 30% da p√°gina.

 

N√£o se esque√ßa de rever em que p√°gina de destino est√° pensando em colocar o pop-up. Por exemplo, colocar um formul√°rio pop-up que apare√ßa imediatamente num post de blog pode n√£o ser a ideia mais inteligente, pois o utilizador vai querer ler o conte√ļdo antes de se envolver com um pop-up.

 

Pop-ups de intenção de saída

De acordo com as Ciências de Conversão, 10-15% dos visitantes potencialmente perdidos podem ser salvos com um pop-up de intenção de saída bem elaborado. Esses pop-ups são apresentados usando tecnologia de intenção de saída que monitora a intenção do utilizador com uma página de internet e pode detectar quando alguém está prestes a sair.

 

A premissa por tr√°s dos pop-ups de inten√ß√£o de sa√≠da √© que eles reduzem a possibilidade de uma sa√≠da, capturando a aten√ß√£o dos visitantes e oferecendo uma raz√£o v√°lida para que eles permane√ßam na p√°gina ou fomentem detalhes que o qualifiquem. As ofertas e descontos funcionam bem, mas dependendo do seu nicho, os propriet√°rios do com√©rcio eletr√īnico podem oferecer muito mais do que isso. Por exemplo, um fornecedor de servi√ßos financeiros pode listar benef√≠cios tranquilizadores que os tornam a escolha, um retalhista que vende material para caminhadas pode oferecer um guia para as melhores novas trilhas e um agente de viagens pode querer mostrar provas sociais de quantas viagens reservou nas √ļltimas 24 horas. Acima ver√° alguns exemplos de pop-ups de inten√ß√£o de sa√≠da que n√£o usam descontos e promo√ß√Ķes para atrair os compradores de volta.

 

Mais uma vez, dependendo da landing page, dependerá do tipo de intenção de saída que lhe surgir e das mensagens que nela aparecem. Esses tipos de pop-ups são uma ótima maneira de construir a sua lista de e-mails. Se um utilizador está numa página de produto, ou tem um grande valor de armazenamento, uma intenção de saída que aparece com um desconto personalizado em troca do seu endereço de e-mail parece para eles um grande negócio. 

 

O que leva √† sua pr√≥xima op√ß√£o…

 

Pop-ups promocionais

 

Os pop-ups promocionais podem aparecer durante toda a navegação do cliente e fazer uso de descontos e ofertas exclusivas. Ao contrário dos pop-ups de boas vindas que aparecem quando acessa pela primeira vez no site, ou dos pop-ups de intenção de saída que aparecem quando está na iminência de sair, os pop-ups promocionais aparecem quando estão navegando ativamente.

 

Para criar um pop-up promocional de alta convers√£o voc√™ deve alcan√ßar a relev√Ęncia. Comece por compreender em que fase da navega√ß√£o do comprador o seu cliente se encontra ativamente, e depois fa√ßa corresponder a sua promo√ß√£o para ‚Äúpux√°-los‚ÄĚ ainda mais.

 

Por exemplo, um visitante acessou a p√°gina inicial e procedeu √† navega√ß√£o para uma categoria: seguros para autom√≥veis. Elas mostraram interesse, mas ainda n√£o entraram na fase de considera√ß√£o. Fa√ßa: mostre um pop-up promocional anunciando que oferece 20% de desconto em seguros para autom√≥veis apenas para assinantes. N√£o: mostre uma promo√ß√£o espec√≠fica do produto, como ‚Äúcompre X e receba Y.‚ÄĚ

 

No geral, os pop-ups promocionais jogam muitas vezes com as emo√ß√Ķes: as pessoas sentem-se mais dispostas a entregar os seus dados em troca de receberem algo √ļnico para a sua experi√™ncia e de aproveitarem ao m√°ximo uma oferta de desconto.

 

Introduza a gamificação

 

A gamifica√ß√£o na constru√ß√£o de listas de e-mail √© o processo de aplica√ß√£o de elementos interativos de atividades l√ļdicas para encorajar o envolvimento com um formul√°rio de inscri√ß√£o. Alguns exemplos de gamifica√ß√£o incluem question√°rios, testes, pesquisas, pop-ups e ‚Äúspin-to-win‚ÄĚ (tamb√©m conhecido como roda da fortuna), e raspadinhas.¬†

 

A gamificação oferece prêmios exclusivos, como descontos de 10-50% ou outros gratuitos que os compradores têm de reclamar, introduzindo o seu endereço de e-mail. O valor da gamificação reside na sua capacidade de apelar à psicologia do consumidor. Os clientes são motivados por prêmios que aparecem facilmente alcançáveis. Isto fascina os visitantes que sentem que estão recebendo algo em troca de nada, e por isso, constantemente inscrevem-se para tirar proveito. 

 

Esses tipos de formul√°rios de registro s√£o uma das formas mais divertidas e envolventes de construir uma lista de e-mail marketing.

 

Da mesma forma, concursos, brindes e sorteios tamb√©m podem ser usados como uma forma de estrat√©gia de constru√ß√£o da sua lista. As marcas gostam de participar em promo√ß√Ķes conjuntas para criar um pr√™mio de maior valor e assim alistar mais assinantes na sua base de dados. De fato, 33% dos participantes do concurso est√£o abertos a receber mais comunica√ß√Ķes de marketing sobre a marca de parceiros. Assim, em termos de melhorar a sua estrat√©gia global de marketing por e-mail e o seu desempenho, esses assinantes podem ajudar a fazer crescer o seu neg√≥cio.¬†

 

Crie p√°ginas de Squeeze

 

Uma p√°gina de aperto ‚Äď agora esse √© um termo que talvez voc√™ nunca tenha ouvido antes. Mas o significado est√° codificado no pr√≥prio nome ‚Äď uma p√°gina ‚Äúsqueeze‚ÄĚ √© uma p√°gina dedicada √† p√°gina de captura, concebida para ‚Äúapertar‚ÄĚ a informa√ß√£o de um visitante, restringindo o acesso ao conte√ļdo desejado ou oferecendo-o, colocando-o atr√°s do chamado ‚Äúport√£o‚ÄĚ, ou seja, um formul√°rio de inscri√ß√£o.

 

As p√°ginas de desembarque de ‚Äúsqueeze‚ÄĚ vir√£o com altas taxas de sa√≠da, e n√£o h√° problema nisso. O seu √ļnico prop√≥sito √© capturar a informa√ß√£o dos visitantes, por isso, desde que a sua convers√£o seja elevada, n√£o tem que se preocupar com muito mais.

 

Convide a se inscrever para receber notifica√ß√Ķes

 

Uma estrat√©gia de crescimento de listas de e-mail que funciona bem √© a utiliza√ß√£o de v√°rias notifica√ß√Ķes. Dependendo do tipo de notifica√ß√£o, estas podem ser apresentadas como sobreposi√ß√Ķes em p√°ginas de destino, ser estaticamente incorporadas em p√°ginas de produtos, ou ser colocadas em barras deslizantes nos cabe√ßalhos das p√°ginas.

 

Notifica√ß√Ķes de pr√©-venda

As notifica√ß√Ķes pr√©-venda s√£o uma boa estrat√©gia de constru√ß√£o de listas de e-mail marketing que utilizam a conveni√™ncia, bem como t√°ticas de psicologia de marketing, tais como urg√™ncia, escassez e sensa√ß√£o de exclusividade.

 

As notifica√ß√Ķes pr√©-venda servem como lembretes convenientes para os consumidores ocupados que podem querer comprar a sua venda, mas que n√£o t√™m tempo para atualizar a sua p√°gina de destino em antecipa√ß√£o. Por uma quest√£o de conveni√™ncia, os compradores estar√£o mais dispostos a entregar a sua informa√ß√£o para que n√£o percam os neg√≥cios de pechincha.

 

Novas notifica√ß√Ķes de cobran√ßa

 

Outra forma de dar aos compradores acesso exclusivo √© convidando-os a inscreverem-se para novas atualiza√ß√Ķes de cole√ß√Ķes. Os seus visitantes e clientes podem estar inclinados a ouvir falar primeiro dos rec√©m-chegados se seu artigo for particularmente a pedidos que saem com rapidez.

 

Notifica√ß√Ķes de ‚Äúback in stock‚ÄĚ

 

As notifica√ß√Ķes de ‚Äúback in stock‚ÄĚ podem ser usadas para capturar a informa√ß√£o dos consumidores que est√£o prontos para comprar, mas n√£o podem converter devido √† indisponibilidade do produto. Um e-mail de ‚Äúback in stock‚ÄĚ √© um que os seus assinantes de e-mail v√£o querer sempre receber.

 

N√£o s√≥ √© uma forma poderosa de construir a sua lista de e-mails, como tamb√©m oferece uma s√©rie de informa√ß√Ķes √ļteis para marqueteiros e gestores de produtos, porque os n√≠veis de procura atrav√©s dos produtos podem ser facilmente identificados e monitorizados.

 

Oferecer atualiza√ß√Ķes de conte√ļdo

 

Uma atualiza√ß√£o de conte√ļdo, tamb√©m referida como um ‚Äúlead magnet‚ÄĚ, √© uma pe√ßa de conte√ļdo fechada que uma empresa pode oferecer aos visitantes do seu website em troca do seu endere√ßo de e-mail. No e-commerce, isso pode ser tudo, desde o acesso exclusivo √† venda apenas para membros at√© aos conte√ļdos escritos, tais como guias, cat√°logos, e muito mais.

 

Inclua campos de opt-in no checkout

 

Ao fazer uma compra, todos nós nos sentimos mais seguros se recebermos uma confirmação da nossa encomenda por texto ou por e-mail, e nos sentimos mais seguros sabendo que o negócio tem alguma forma de nos atualizar sobre o progresso da encomenda.

 

Como os compradores j√° est√£o familiarizados com a introdu√ß√£o das suas informa√ß√Ķes num ambiente seguro de checkout, incluindo uma op√ß√£o para aderir uma lista de e-mail marketing, √© uma forma n√£o invasiva de encorajar a subscri√ß√£o de listas de e-mail. (De acordo com as regras do Regulamento Geral sobre a Prote√ß√£o de Dados, a op√ß√£o da caixa de verifica√ß√£o n√£o pode ser pr√©-verificada).

 

 

Utilizar programas de fidelidade e acompanhamento

 

Programas estratégicos de lealdade e encaminhamento de clientes também podem ajudar quando aumentar a sua lista de e-mails a partir do zero. Os programas que oferecem recompensas podem encorajar novos assinantes, bem como incentivar os assinantes existentes a atualizarem-se, gerando mais valor vitalício.

 

Os programas de fidelidade são uma ótima maneira de construir a sua lista de e-mails e conduzir compras repetidas. De acordo com a Technology Advice, as pessoas estão mais inclinadas a fazer compras com lojas que oferecem um programa de fidelidade ou recompensas.

 

Melhores práticas a seguir na construção da sua lista de e-mails

 

Tal como qualquer marketing, existem melhores práticas a seguir que podem ajudar os seus esforços de construção de listas de e-mail se forem seguidas, ou prejudicá-las se não forem seguidas. As melhores práticas recomendadas incluem estratégias como:

 

  1. Não compre uma lista de e-mails. Uma lista de e-mails comprada não é apenas uma forma garantida de ter os seus e-mails numa pasta de spam, mas também é ilegal.
  2. Envie um e-mail ou uma s√©rie de boas-vindas. Ningu√©m gosta de se sentir como se fosse apenas um n√ļmero. Assim que tiver os endere√ßos de e-mail do assinante, deve trabalhar para mant√™-los. Al√©m disso, se n√£o alimentar a sua lideran√ßa, os seus esfor√ßos de aquisi√ß√£o anteriores tornam-se in√ļteis. Assegure-se que tem uma s√©rie de boas vindas configurada para introduzir novos utilizadores √† sua marca.¬†
  3. Use provas sociais. Mostrar que muitas pessoas já assinaram a sua lista de -mail constrói confiança, e atrai mais pessoas a se inscreverem.

 

B√ĒNUS: Alavanque os seus canais de comunica√ß√£o social

 

Os an√ļncios principais do Facebook n√£o s√£o a √ļnica forma de utilizar as plataformas de redes sociais para a constru√ß√£o de listas de e-mail. Todos os canais de m√≠dia social populares t√™m capacidades de publicidade que podem ser usadas para atingir pessoas espec√≠ficas e encoraj√°-las a fornecer os seus endere√ßos de e-mail. Ao considerar qual a plataforma de m√≠dia social a ser usada para a constru√ß√£o de listas de e-mail, voc√™ deve considerar as caracter√≠sticas √ļnicas e o tipo de comportamento que as pessoas exibem nela.

 

Conclus√£o

Espero que voc√™ tenha aproveitado a leitura desse artigo e entendido um pouco mais sobre como criar uma lista de e-mail marketing do zero. Caso tenha mais alguma d√ļvida, entre em contato conosco entrando em nosso site www.crmpeople.com.br.¬†

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