Como contratar os melhores vendedores

Contratar novos vendedores costuma ser uma roleta russa na maioria das empresas.

Já que o currículo aceita tudo, como podemos escolher os melhores vendedores fazendo as perguntas certas na hora da entrevista? É sobre isso que vamos falar hoje.

Claro que existem inúmeras formas de fazer a contratação dos vendedores, porém vamos falar um pouco sobre como fazemos aqui no CRM People e sinta-se a vontade para também fazer o mesmo na sua empresa.

O primeiro passo é reunir todos os participantes em uma reunião coletiva. Nessa primeira etapa o objetivo é despertar o interesse dos candidatos em participar da empresa.

Antes de começarmos a filtrar os candidatos precisamos apresentar nossa empresa de forma atrativa para os candidatos, de forma que eles sintam interesse genuino de fazer parte do time pelo propósito da empresa e não apenas pela remuneração.

Então o primeiro passo é apresentar o valor da empresa para os candidatos de forma a gerar interesse. Isso pode ser feito de várias maneiras: mostrando os resultados da empresa, a missão, os valores, depoimentos de clientes e cases de sucesso tanto de clientes como de outros funcionários.

Depois dessa primeira apresentação institucional nós perguntamos quem se identificou com os valores da empresa e quem se vê vendendo a solução da empresa. Geralmente todos os candidatos levantam a mão nessa parte.

Depois disso, você irá convidar todos para um segundo dia, onde acontecerá um treinamento de vendas. Ou seja, de fato apresentando o serviço, produto, solução e todos os detalhes técnicos necessários para realizar uma venda.

Você irá perceber logo de cara que uma parte dos candidatos não irá voltar no segundo dia. Geralmente se você fizer um processo seletivo com 50 pessoas, 20 já não irão no segundo dia.

Então nesse segundo dia você irá ensinar como abordar o cliente, aonde está o cliente, o raio de atuação, como funciona a fabricação e construção da solução e todo o básico que ela precisa saber para apresentar o produto para o mercado.

No terceiro e último dia você irá explicar em detalhes as condições de pagamento e logística interna da empresa de construção e distribuição da solução, como funciona a parte de suporte ao cliente e pós venda. Também é importante apresentar a tabela de preços e o catálogo completo de soluções.

Agora, para fechar com chave de ouro, basta você perguntar aos candidatos quantos deles se sentem preparados para começar a vender a partir de hoje mesmo. E nessa parte de fato acontece a maior peneira. Se você começou com 50 participantes, pode esperar que 5, no máximo, respondam que se sentem preparados.

E essas pessoas ainda não serão contratadas, ainda é importante que depois disso essa pessoa passe por um processo de integração de 48 horas aonde ela vai aprender a usar o CRM e começar as primeiras interações e possíveis vendas.